Instalando o NodeJS
Você pode instalar baixando o instalador diretamente através do website:
Ou ainda você tem a opção, que eu prefiro, de instalar o nvm que é um pacote facilitador para instalar e utilizar diversas versões diferentes do Node no seu dispositivo.
Antes de instalar o NVM, confira se você possui o arquivo de profile do seu terminal favorito na sua pasta $HOME.
Para descobrir, basta verificar se um dos seguintes arquivos existe:
~/.bashrc
~/.bash_profile
~/.zshrc
~/.profile
Caso não exista, crie o arquivo utilizando o comando touch.
Finalmente, para instalar o NVM, utilize o comando:
curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.39.1/install.sh | bash
Em seguida, poderá utilizar os seguintes comandos:
# Para instalar uma nova versão do node:
nvm install 16.14.2
# Para utilizar uma determinada versão:
nvm use 16.14.2
# Para listar as versões instaladas:
nvm ls
# Para listar as versões disponíveis para instalação:
nvm ls-remote
Você pode conferir a documentação oficial sobre como utilizá-lo no github do nvm:
Instalando o yarn
Após instalar o NVM e configurar a versão adequada do node no seu ambiente, você pode instalar o yarn utilizando o comando:
npm i -g corepack
Configurando o ambiente
Para compilarmos e utilizarmos o ambiente do iphone, precisamos instalar o gerenciador de pacotes do swift no ambiente. Esse gerenciador chama-se Cocoapods, e você pode instalar utilizando o seguinte comando:
sudo gem install cocoapods
Você pode encontrar a documentação e mais detalhes sobre o Cocoapods no website:
Em seguida, entre no subdiretório ios do seu projeto no react native, e execute o comando:
cd ios && pod install
Caso você se depare com o seguinte erro, execute o comando logo abaixo:
sudo xcode-select --switch /Applications/Xcode.app
Em seguida, execute o comando pod install novamente.
Agora, se você estiver utilizando um dispositivo com os novos processadores M1 da apple, pode ser necessário validar as configurações de arquitetura de compilação do seu aplicativo, mas esse é um assunto para outro artigo.
Executando um projeto no simulador
Se você estiver tentando executar um projeto já existente, abra-o com o xcode utilizando o seguinte comando:
open ios/Nome_do_Seu_App.xcworkspace
Em seguida, execute o simulador de iphone no menu XCode:
Aguarde o simulador abrir e carregar o iOS complementamente, e em seguida execute o projeto através do menu Product > Run
Agora, pode demorar alguns minutos, mas em seguida você deve ver seu app sem maiores problemas:
Por hoje é só pessoal. Até a próxima.