top of page
Foto do escritorElton Persike

3 coisas para fazer - ou não - ao pedir demissão

Atualizado: 13 de jan. de 2021




1 - Planeje o seu próprio desligamento


- Ué, como assim planejar o próprio desligamento?


Pode parecer estranho, mas é isso mesmo. Por menos que você goste do ambiente onde você trabalha, as pessoas ao seu redor muitas vezes confiam e contam com você para uma série de situações, da mesma forma como você conta com a sua remuneração no fim do mês.

Inclusive, antes mesmo de cogitar o desligamento, você deu os devidos feedbacks a respeito daquilo que você almejava? Tenho certeza que fazer essa pergunta e chegar em uma resposta honesta consigo mesmo pode até mesmo mudar a sua mente em relação ao desligamento - que deveria ser o último caso, muitas vezes.

Tenha em mente que existem pessoas no seu time - e até fora dele, como os clientes por exemplo - que continuarão atuando nos projetos e na jornada que você está deixando nesse momento. Pedir o seu desligamento de forma abrupta provavelmente irá chatear algumas dessas pessoas, e pode em últimos casos até mesmo prejudicar alguém.

Não deixe as pessoas do seu time, seu chefe e muito menos a empresa onde você trabalha na mão.

Enumere de forma clara as suas responsabilidades e suas atividades pendentes, e ao fazer o pedido combine com seu superior o planejamento de repasse dessas atividades.

Fazer isso certamente evitará fechar portas desnecessariamente, que você poderá precisar no futuro.

2 - Não fale mal do seu chefe/empresa anterior no novo ambiente


De novo, não fechar portas é um fator importante aqui.

Primeiro, procure falar de situações desagradáveis somente se e quando necessário. Ao falar de situações desagradáveis, tente fazer isso de forma "desapaixonada". Muitas das situações que vivemos e que nos prejudicaram podem ter sido feitas de forma não intencional ou até mesmo por algum fator de força maior.

Minha sugestão aqui seria que você avaliasse essas situações e resolvesse as mesmas (os antigos diriam "passar a régua") antes mesmo do seu desligamento. Mesmo que seja somente para você, mas você precisa do fim desse ciclo para não carregá-lo para o resto da sua vida.

Se não tiver jeito e você tiver que falar a respeito: imagine-se tendo que sentar em frente à pessoa que você está falando mal e ter de explicar as suas palavras - palavra por palavra.

3 - Agradeça aos seus ex-colegas por todas as suas experiências


Sair de uma empresa sempre traz um ar de despedida. Você pode nem fazer ideia, às vezes, de quanta influência tem nas pessoas ao seu redor. Cada palavra, cada gesto, cada troca de ideias ou experiências deixará impressões nas pessoas que vão "ecoar" por bastante tempo após a sua saída.

É importante lembrar de seus colegas nesse momento, e até mesmo compartilhar com eles momentos importantes que vocês passaram juntos nessa parte da sua jornada. Isso vai gerar conexões e manter, inclusive, portas abertas para o futuro.

Compartilhe experiências, compartilhe o conhecimento que você adquiriu (lembra da lista das suas atividades e responsabilidades?) e aproveite o momento para fortalecer (ou até mesmo criar) o seu relacionamento com as pessoas com quem você dividiu essa parte da sua jornada.

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page